Affectus - obras de Johann Sebastian Bach

4 de Novembro de 2022 - 20:30
Capela de Nossa Senhora de Santo Amaro (Misericórdia)
Oeiras

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Affectus - obras de Joham Sebastian Bach

Neste programa encontramos alguns exemplos das características mais marcantes do génio alemão, das suas formas musicais favoritas, bem como das técnicas de composição que o tornaram famoso. Em suma, a quintessência de um dos maiores compositores que a História da Música tem dado.

A impressionante Fantasia em A minor, chamada "Praeludium" em algumas fontes manuscritas, é uma peça antiga de Bach, provavelmente composta entre 1700-1710. O seu estilo extravagante e repetitivo surpreende com o seu grande drama, que nos rodeia do início ao fim da obra.

No Prelúdio, Fuga e Allegro encontramos uma peça original não só na sua estrutura, dividida em três movimentos claramente diferenciados, mas também na sua concepção, uma vez que originalmente se destinava a ser tocada com um cravo ou um alaúde.

As Suites Inglesas, compostas em Weimar, são o primeiro ciclo de grandes suites que compôs, escritas com uma maturidade incrível, tendo em conta a data em que foram concebidas. Por exemplo, na Suite in G minor podemos ver claramente a adaptação do estilo orquestral no seu prelúdio, bem como a estrutura ritornello - de clara influência italiana - traços de uma visão musical avançada.

Na segunda parte de The Well-Tempered Clavier, uma das mais famosas coleções de teclado alguma vez compostas, encontramos um estilo mais moderno, influenciado pelas mudanças musicais que estavam a ocorrer em torno de Bach. Um exemplo claro desta modernidade é a forma de sonata do Prelúdio em D maior, dividida nas três partes típicas da exposição, desenvolvimento e reposição.

Finalmente, chegamos a uma das formas por excelência utilizadas por Bach, embora com maior peso noutros instrumentos ou na música de câmara. As sonatas para violino, juntamente com as Partitas, representam sem dúvida uma das maiores conquistas musicais de todos os tempos. Neste caso, a maravilhosa transcrição do cravo pelo lendário holandês Gustav Leonhardt (1928-2012) consegue adaptar o original para violino com elegância requintada. Esta técnica de transcrição está bem documentada na época, pois existem exemplos do próprio Bach: ele adaptou concertos de autores italianos e alemães tanto para o cravo como para o órgão.

 

Javier Núñez, cravo