Javier Núñez

image

Javier Núñez

Cravo

Javier Nuñez tem sido descrito pelos críticos como um instrumentista virtuoso do cravo, extraordinariamente expressivo e dotado de um gosto particular pela ornamentação. Atualmente está a desenvolver uma carreira intensa como solista, bem como continúista. Deu recitais individuais em festivais como Oudemuziek em Utrecht (Holanda), o FeMÀS em Sevilha (Espanha) ou o Festival Internacional "Cravo, arte ao vivo" em Belgrado (Sérvia). Como membro de grupos Accademia del Piacere (Fahmi Alqhai) e  L'Estro d'Orfeo (Leonor de Lera), Javier Núñez tem atuado em todo o mundo nos locais mais prestigiados. Além da sua participação em projetos conjuntos com o violoncelista Asier Polo e conjuntos como o Skàlholt Quartett (dirigido por Jaap Schröder) ou o OBS (Orquestra Barroca de Sevilha), costuma interpretar uma dupla com  o músico de viola da gamba Fahmi Alqhai. Da mesma forma, o cravo foi também convidado como solista pela Orquesta Ciudad de Granada (dirigida por Vittorio Ghielmi), a Simfònica de les Illes Balears (ambas orquestras localizadas em Espanha) e a Kammersveit Reykjavíkur (Islândia).
 
Javier Núñez tem numerosas gravações para rádio (RNE – Espanha, WDR3 – Alemanha, Ö1 – Áustria e RUV – Islândia) e editoras discográficas como ARCANA (o seu CD solo BACH AFFECTUS, uma seleção pessoal entre algumas das peças de cravo mais comoventes compostas por JS Bach), DEUTSCHE HARMONIA MUNDI, CARPE DIEM, PAN CLASSICS, CHALLENGE RECORDS, RUBICON CLASSICS,  PASSACAILLE, DUX (o seu último CD, juntamente com a harpa espanhola Sara Águeda, intitulada STRAVAGANZA e contendo arranjos de música instrumental e vocal italiana de 1500 a 1700), GLOSSA e CANTUS (a sua primeira gravação a solo ao modo italiano, com música de cravo napolitano dos séculos XVI e XVII, que recebeu as melhores críticas).
 
Nascido em Sevilha, Javier Núñez é especialista em cravo no seu Conservatório. Em 1997 iniciou os seus estudos no Conservatório Koninklijk de Haia (Holanda), como um estudante de cravo de Jacques Ogg, onde obteve o diploma de solista obtendo as notas mais altas. Mais tarde frequenta aulas de mestrado com o renomado tocador de cravo e organista Davitt Moroney, de quem recebe conselhos muito valiosos. Javier Núñez ocupou o cargo de professor de cravo, baixo contínuo e professor de música de câmara no Conservatório de Música de Palma de Maiorca de 2007 a 2013.