Arparla Ensemble

image

Arparla Ensemble

O duo Arparla ensemble inspira-se no desejo de falar através da música - parla em italiano significa “falar". A dupla Monti e Cleary dão concertos com energia e entusiasmo, recebendo excelentes críticas do público e levando uma mensagem musical que vai além do idioma, cultura e classe social.
O seu repertório centra-se essencialmente em dois períodos musicais específicos em que os seus instrumentos expressam perfeitamente as formas do período barroco e o período de transição entre o Classicismo e o Romantismo.
Formado em 2005, o Arparla participou em muitos concertos em todo o mundo. A primeira turneé da dupla foi no Japão, onde também realizaram masterclasses sobre Música Antiga e Prática de Performance Histórica.
Já se apresentaram em festivais como Aqua Music Amsterdam, Itinéraire Baroque Perigord, Festival de Música Antiga de Brugges, Rethymno Renaissance Festival, Festival Internacional de Mozart Rovereto, Mazovie Goes Barroque Warsaw e Muzyka w Raju Paradyz e no Festival de Música Antiga de Montreal. Eles viajaram pela Austrália e Singapura em 2011, participando no lançamento do Woodend Winter Arts Festival em Victoria.
Em 2009, estrearam o Concerto Duplo de Spohr em instrumentos originais.
Arparla também deu uma série de concertos e aulas em Kampala, Uganda, para apoiar a ONG COOPI, apresentando-se nas embaixadas italiana e irlandesa, na Makerere University, na International University of Kampala e no Africa Institute of Music.
Além da sua actividade concertística, a dupla leccionou no Royal Conservatory em Haia, na Guildhall School of Music em Londres, nos Conservatórios de Padova e Vicenza, NUS Singapore, RMIT e Monash UNI em Melbourne, no Griffith Conservatory em Brisbane, na Kraków Music Academy, Conservatório de Viena, e também colaborou com o projeto Menuhin Foundation MUS-E.
O Arparla ensemble gravou dois CD’s com o selo Stradivarius. O primeiro, So mach 'die Augen zu, é sobre as obras de Câmara e solos de harpa de Louis Spohr. O seu segundo CD, Le Grazie del Violino, é uma coleção de música instrumental italiana do Século XVII, incluindo Marini, Pandolfi-Mealli, Selma, Uccellini, Frescobaldi, Merula e Fontana. Este trabalho representa o culminar de muitos anos de pesquisa em performance, interpretação e retórica musical. Estes CD’s receberam excelentes críticas de publicações musicais internacionais.


Músicos do ensemble

Arparla Ensemble

Davide Monti

Violino Barroco

Arparla Ensemble

Maria Cleary

Harpa


Fotos

image