Filipa Oliveira

image

Filipa Oliveira

Flauta de bisel

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música do Município de Loulé e no Conservatório Regional do Algarve nas classes de flauta de bisel e guitarra clássica.
Desde 1998 tem vindo a frequentar diversos workshops e masterclasses com profissionais de renome internacional, entre os quais: Jostein Gundersen, Michael Form, Dorothee Oberlinger, Ricardo Kanji, entre muitos outros. Participou em concertos com os agrupamentos Divino Sospiro, Ensemble de Música Antiga do Conservatorio Santa Cecilia de Roma, Flores de Mvsica & Capela Joanina, La Spagna, Contágio Barroco, do qual é membro fundador, sendo também, desde 2012, membro fundador do Concerto Ibérico - Orquestra Barroca.
Licenciada em Biologia pela Universidade de Évora, foi bolseira de investigação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa nos anos 2008 e 2009. 
Frequentou a licenciatura em flauta de bisel na Escola Superior de Artes Aplicadas e completou o Mestrado em Ensino da Música - variante Flauta de Bisel e Música de Câmara  - na Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
Em 2011 foi galardoada com dois primeiros prémios nas categorias de solista e de música de câmara nos Concursos de Jovens Intérpretes de Música Antiga “Conde de Oeiras”. Participou nas gravações ‘Vésperas da Beata Virgem’ de João Lourenço Rebelo com os agrupamentos Flores de Mvsica e Capella Joanina, ‘Vai a Napoli!’ com a orquestra Concerto Ibérico e gravou o seu primeiro CD a solo com o integral das sonatas para flauta de bisel de Johann E. Galliard (Celle,1687 - Londres, 1749), a sair no mercado em breve. Desde 2015 é a directora artística do Festival Internacional de Música Barroca de Faro, e colabora activamente na organização e produção do West Coast Early Music Festival em Oeiras. Em 2017 e juntamente com a flautista Ana Figueiras, com a qual colabora no Glosa Ensemble, funda a FLAUTÍSTICA - Associação de flautas de bisel do Algarve. Participa, activamente, na difusão da música antiga e da flauta de bisel em Portugal: CIMA - Cursos Internacionais de Música Antiga, masterclasses e estágios de consort de flautas, sessões de sensibilização nas escolas, concursos internacionais. 
O seu interesse por instrumentos de sopro históricos levou a que desde 2016 iniciasse a aprendizagem de oboé barroco e flauta travessa.
Lecciona flauta de bisel e classe de conjunto na Academia de Música de Portimão e encontra-se a cursar um programa de doutoramento em Ciências Musicais Históricas centrado na obra para flauta de bisel do compositor alemão Johann Ernst Galliard (1687 - 1749) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.