Este recital coloca a música de Beethoven em diálogo com a de compositores do espaço ibérico, e em particular com a de João Domingos Bomtempo, seu quase exacto contemporâneo e um ardente admirador da música do compositor alemão. Ao mesmo tempo, traça-se um percurso pela evolução da escrita para tecla ao longo do século XVIII, desde obras tipicamente cravísticas até outras, como a famosa Sonata ‘Pastoral’, que encerra o programa, para cuja plena realização já são indispensáveis as características e possibilidades do pianoforte.
Bernardo Mariano
20 Novembro 2020, 20:30 - Capela Sto. Amaro (Misericórdia)
Atenção: Novo Horário
Em virtude das novas indicações governamentais sobre o horário do fecho das actividades culturais, vimo-nos obrigados a antecipar o horário do início de todos os concertos do West Coast 2020 para as 20H30. Consequentemente, o levantamento dos seus bilhetes ficará disponível a partir das 19h30 no local do concerto. Desde já agradecemos a compreensão.
ASSISTA EM DIRETO
PROGRAMA
Uma viagem em pianoforte até Beethoven
Laura Granero, pianoforte
George Friedrick Händel (1685-1759)
“Lascia ch'io pianga” (Rinaldo, 1711).Transcrição para cravo de William Babell (1717)
Domenico Scarlatti (1685-1757)
Sonata em fá maior (originalmente mi maior) de “12 Sonates pour clavecin ou forte-piano composées dans le style du célèbre Scarlatti” (ed. 1792)
Marcos Portugal (1762-1830)
Ária por anunciar
Transcrição para cravo de Laura Granero (2020)
Sebastián de Albero (1722-1756)
Ricercata nr. 3 em si bemol maior (publicado em 1727)
João de Sousa Carvalho? (1745-198) / Mattia Vento (1735-1776)
Toccata / Sonata em sol menor (publicada em Londres, 1767)
Antonio Soler (1729-1783) Fandango R.146 (?)
Fandango com Variações Op. 4 (1806)
João Domingos Bomtempo (1775-1842)
Sonata em sol menor Op. 15 Nr. 2 (1811)
Largo con molto espressione
Presto
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
6 Danças escocesas WoO 83 (1806)
Sonata Op. 28 em ré maior “Pastoral” (1801)
Allegro
Andante
Scherzo: Allegro vivace
Rondo: Allegro ma non troppo