Maria Luisa Baldassari

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Maria Luisa Baldassari

Harpsichord & Basso continuo

Uma paixão pela música desde a infância, estudos musicais e depois uma vida e uma carreira dedicada ao cravo e repertório da Idade Média ao Barroco, com algumas transgressões pelo pop e pela música do mundo, Maria Luisa Baldassari formou-se em piano, cravo, paleografia e filologia musical e sempre desenvolveu uma tripla actividade como intérprete, musicóloga, organizadora e promotora de eventos culturais ligados à música. Annaberta Conti, Gordon Murray e Bob van Asperen contribuíram para a sua formação como cravista; É directora do ensemble Les Nations, com o qual realizou vários projectos de valorização e redescoberta de repertórios musicais ainda pouco conhecidos pelo público italiano e estrangeiro. É colaboradora assídua em vários agrupamentos e, como acompanhadora, com solistas como M. Larrieu, C. Rossi, A. Griminelli e B. Dickey, com os quais é convidada para vários festivais italianos, na Suíça, Grécia, Áustria, França, Sérvia, Brasil, EUA e Canadá. Gravou para as editoras Echo, Tactus, Rivo Alto, Nuova Era e EMI. Durante vários anos, ela orientou cursos de cravo para várias instituições italianas e europeias. Como cravista, foi directora musical de numerosos concertos e produções teatrais como a 'Eurídice' de Jacopo Peri, considerada a primeira ópera composta, encomendada pela Fundação Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo. Realizou várias conferências e conferências-concertos, nomeadamente sobre música francesa para cravo e música sacra italiana do século XVII. Colabora em publicações de historiografia musical (em particular com a Nuova Rivista Musicale Italiana) e realiza edições críticas para o Ut Orpheus editora. É professora de cravo no Conservatório "Rossini" de Pesaro, onde segue a programação do repertório antigo e é presidente da Collegium Musicum Classense Organ Harpsichord Association, para a qual dirige a crítica da música sacra "Os lugares do espírito".