Maria Bonina

image

Maria Bonina

Violino

Nascida a 16 de Outubro de 1982, Maria Bonina inicia os seus estudos musicais aos 5 anos de idade na classe de piano do Prof. João Correia no Conservatório Regional de Música da Covilhã.
Aos 12 anos prossegue os seus estudos na Escola Profissional de Música da Beira Interior (EPABI) onde começa a aprender violino na classe da Prof. Clara Dias, instrumento que escolhe para seguir a sua carreira musical. Durante os estudos na EPABI participa em vários estágios de orquestras de jovens como as Orquestras Particulares, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra da Aproarte.
No ano de 2000 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Prof. António Anjos onde se licencia em 2004. Estudou particularmente com o Prof. Daniel Rowland e fez cursos com Gerardo Ribeiro, Serguey Kravchenko, Jiri Tomasek e Lydia Mordkovitch, entre outros. Ao finalizar a licenciatura, procura aprofundar os seus conhecimentos violinísticos e competências pessoais e decide ir estudar para a Holanda no Conservatório de Zwolle com a Prof. Hebe Mensiga. No mesmo país, decide estudar violino barroco e ingressa no Conservatório Real de Haia na classe do Prof. Ryo Terakado com quem se licenciou neste instrumento em 2010. Encontra-se a terminar o mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas.
Lecionou na Academia de Música e Dança do Fundão e assume atualmente funções de docente no Conservatório Regional de Castelo Branco e Orquestra Típica Albicastrense. Paralelamente participa regularmente com orquestras como Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Gulbenkian e Músicos do Tejo.