Concerto Evocativo do Centenário do Nascimento do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira

Data

05 FEV 2022 - 17:00

Local

Igreja do Convento de S. Francisco, Castelo de Vide

Concerto Evocativo do Centenário do Nascimento do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira
“Concertos Grossos para Orquestra” – António Pereira da Costa (1697-1770)

FLORES DE MVSICA, com direcção de João Janeiro

 

No próximo dia 5 de fevereiro, às 17h00, na Igreja do Convento de S. Francisco, terá lugar o Concerto Evocativo do Centenário do Nascimento do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, por FLORES DE MVSICA – Early Music Ensemble, com Lorenzo Colitto, concertino, e João Janeiro, cravo e direção. 

 

Na sequência da atribuição da Medalha de Ouro do Município de Castelo de Vide, a título póstumo, ao Arq. Nuno Teotónio Pereira, o qual celebraria o seu centenário no próximo dia 30 de janeiro, a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Música Antiga Associação Cultural, irão realizar um concerto evocativo a esta figura incontornável da arquitectura portuguesa e que tão intimamente esteve ligada a Castelo de Vide.


Os Concertos Grossos de Pereira da Costa, publicados em Londres, em 1741, na casa editora de J. Simpson, são um caso singular na História da Música para orquestra em Portugal. Inspirados no modelo fundador de Arcangelo Corelli, estes concertos exibem uma escrita plena de invenção, com aspectos distintivos regionais, constituindo um valioso e singular exemplo das práticas orquestrais em Portugal na primeira metade do século XVIII; e paralelamente, atestas da qualidade de execução nos teatros e nas igrejas em Portugal naquele período, entre as quais a Sé do Funchal, onde Pereira da Costa foi Mestre de Capela.

Desde 2008 que a fonte impressa, a única que se conhece até hoje, tem vindo a ser trabalhada pela direcção da MAAC- Música Antiga Associação Cultural. Os numerosos erros que apresenta tornou particularmente moroso o trabalho de transcrição e de reconstituição de partes da partitura dos concertos. Só o profundo conhecimento dos repertórios, dos estilos e das técnicas interpretativas históricas detido pelos músicos envolvidos permitiu encontrar soluções válidas do ponto de vista musicológico e de execução.


O agrupamento Flores de Mvsica, que protagoniza esta primeira gravação, conta já com um longo percurso na apresentação de estreias modernas de obras de compositores activos em Portugal no período Barroco, desde inícios da década de 1990.

Neste projecto, participa o conceituado violinista concertino, Lorenzo Colitto, e um grupo de músicos extraordinários sob direcção de João Janeiro.

No presente ano de 2022 o Município de Castelo de Vide levará a cabo um conjunto iniciativas para assinalar o centenário do nascimento do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira – figura incontornável da arquitetura e da sociedade portuguesa –, e um arquiteto de valor inestimável para o concelho de Castelo de Vide."


Entrada livre sujeito a reserva através do Posto de Turismo (245 908 227) até às 17h00 de dia 4 de fevereiro. Lotação limitada a 100 pessoa