Laura Granero

image

Laura Granero

Pianoforte

Nascida em Madrid em 1991, Laura Fernández Granero começou a estudar piano aos sete anos no Conservatorio Profissional de Música “Arturo Soria” em Madrid com o cravista e pianofortista Tony Millán. Posteriormente estudou com o professor Nino Kereselidze no Centro de Enseñanza Musical “Katarina Gurska” e formou-se em 2008 com as melhores notas. Durante sete anos estudou com Claudio Martínez Mehner, primeiro como sua aluna particular e, mais tarde, no Conservatório Superior de Música de Aragón em Saragoça e no Centro Superior Katarina Gurska em Madrid. Frequentou masterclasses de piano e música de câmara orientados por Eldar Nebolsin, Alexander Kandelaki, Miriam Gómez Morán, Patrín García Barredo, Ramón Coll, Josep Colom, Blanca Uribe, Miguel Ángel Ortega Chavaldas, Tibor Szász, András Kemenes, Cuarteto Quiroga, Prazak Quartet, Quarteto Talich, Avedis Kouyoumdjian, entre outros.
O seu profundo interesse pela performance histórica levou-a a estudar cravo no Conservatório Superior de Música de Castela e Leão em Salamanca, com os professores Pilar Montoya e Jorge García Martín. Frequentou masterclasses com Bertrand Cuiller, Luca Guglielmi, Artur Schoonderwoerd, Jacques Ogg, Maggie Cole, Robert Levin, Amandine Beyer, Malcolm Bilson, Jos van Immerseel, Pierre Hantai, entre outros.
Após obter o bacharelado em pianoforte com distinção, na classe de Edoardo Torbianelli na Schola Cantorum Basiliensis em 2016, ela começou a estudar para o mestrado em pianoforte na mesma escola. Frequentou aulas com Anton Kernjak, Jesper Christensen e Rainer Schmidt (música de câmara), de Ulrich Messthaler (acompanhamento de mentiras) e de Andreas Scholl, Evelyn Tubb, Anthony Rooley, Amandine Beyer e Marc Hantaï.
Realizou recitais a solo e de música de câmara em salas como o Auditorio Nacional de Música de Madrid, Auditorio Conde Duque (Madrid), Arnold Schönberg Center (Viena), Sala de la Fuente Dorada (Valladolid, Espanha ), Schloss Reichenau, a Coleção Tagliavini (Bolonha), Fondation Royaumont, Museum für Musik Basel, Saintes Abbey (França), Sammlung alter Klavierinstrumente im Haus “zum Schönek” (Basel), e no Grote Zaal do Tivoli Vredenburg, o Museu Catharijneconvent e Stadsklooster em Utrecht.
Integra o Ensemble La Guirlande (www.laguirlande.com), sob a direção artística do flautista Luis Martínez Pueyo. Laura é, ao lado do violinista Ajay Ranganathan, uma das primeiras laureadas da Fondation Royaumont, tendo a oportunidade de gravar para a France Musique em Outubro de 2015. O compositor português César Viana escreveu e dedicou a ela e a Ajay a sua peça “Ist gerettet” (2016).
É a diretora artística do Proyecto Notre Temps, que visa promover o interesse pelo pianoforte na Península Ibérica, através de atividades como concertos, conferências e masterclasses em vários conservatórios e salas de espectáculo.