Furio Zanasi fez a sua carreira dedicando-se à Música Antiga, com um repertório que vai do madrigal às cantatas, da oratória à ópera barroca.
Colaborou com muitos ensembles e participou nos mais prestigiados festivais em Itália e nos vários continentes.
Furio Zanasi cantou sob a direcção de René Jacobs, Jordi Savall, Alan Curtis, Gabriel Garrido, Maurizio Pollini, Ivor Bolton, Reinhard Goebel, Rinaldo Alessandrini, Alessandro De Marchi, Ottavio Dantone, Andrea Marcon, Philippe Herrewege, Thomas Hengelbrock, Riccardo Chailly .
Depois de ter estreado no papel de Marcello em La Bohème no concurso Battistini, ele apareceu em teatros como: Ópera de Roma, Bellini de Catania, Ponchielli em Cremona, Comunale de Ferrara, Alighieri em Ravenna, Massimo de Palermo, Dresdner Sempre Oper , Liceu em Barcelona, Zarzuela em Madrid, Theatre Basel, La Fenice em Veneza, Teatro Regio Torino, Teatro San Carlo de Nápoles, Staatsoper Muenchen, Festspielhaus Baden-Baden, Opera of Lyon, Opera of Bordeaux, La Monnaie in Bruxelles, Lincoln Center , Teatro Colón.
Furio Zanasi também gravou para as principais rádios europeias e gravou mais de 60 CDs para diferentes gravadoras como Arts, Bongiovanni, Accord, Naxos, Chandos, K617, Opus 111, Virgin, Aliavox, Zig Zag, Naïve e Harmonia Mundi.
As temporadas recentes viram Furio Zanasi no papel-título de L'Orfeo de Monteverdi em tournée com Rinaldo Alessandrini/Concerto Italiano em Valladolid, Las Palmas, Bilbao, Valencia, Siena, Beaune, com gravação para Naive, com Jordi Savall em Bremen, Milão e Espanha, bem como com a Academia Montis Regalis liderada por Alessandro De Marchi em Turim e novamente em Oslo, Den Norske Opera em uma nova produção sob a direção de Rinaldo Alessandrini.
Participou na produção da L'Isola disabitata de Haydn no Innsbrucker Festwochen com Alessandro De Marchi, em Milão Teatro alla Scala L'Orfeo com Rinaldo Alessandrini, com quem também gravou para Armida/Califfo Re d'Egitto de Naïve Vivaldi com concertos em Paris Salle Pleyel e Teatro an der Wien.
Entre seus últimos compromissos: Ulisse em Il ritorno d'Ulisse in Patria na Vlaamse Opera em Antuérpia com Federico Maria Sardelli, no Teatro alla Scala em Milão com Rinaldo Alessandrini e Robert Wilson e ele cantará novamente o papel na Den Norske Opera em Oslo com Alessandro De Marchi.