Cravista e maestro, detentor de uma sólida formação junto ao Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris, o artista conjuga uma aclamada carreira internacional a um raro domínio de projetos culturais de vulto. Bruno Procopio foi aluno do Pierre Hantaï e do Christophe Rousset.
Bruno Procopio regeu grandes formações sinfônicas nestes últimos dez anos : El Sistema da Venezuela (Orquesta Sinfónica Simón Bolívar e Orquestra Barroca Simón Bolívar), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra da Ópera de Manaus, Orquesta Nacional de Costa Rica, Orchestre National des Pays de Loire, Orchestre d’Auvergne, Orchestre Lamoureux, Chœur et Orchestre Les Siècles, Orchestre Philharmonique Royal de Liège, Orchestre des Pays de Savoie, Orquestra Barroca de Tenerife, Coro e Orquestra AMA-UNAM (México) entre outras formações sinfônicas e vocais.
Bruno Procopio gravou para a Paraty a integral das Partitas de Bach, a integral das sonatas para viola da gamba e cravo de Bach, um disco dedicado a François Couperin, a integral das Sonatas Württemberg do CPE Bach, três discos dedicado a Rameau e dois discos dedicados ao compositor luso-brasileiro Marcos Portugal. Seus projetos discográficos receberam inúmeros prêmios e críticas internacionais como CHOC de Classica, 5 Diapasons, Excelente da revista Scherzo, melhor disco do ano pela revista Fanfare nos USA, melhor disco da semana pela Radio Classic FM em Londres, etc.
Bruno Procopio é frequentemente convidado a dar masterclass em universidades como a Unirio (Rio de Janeiro), a Universidad Simón Bolívar (Venezuela), a Universidad Católica de Chile, o Conservatório Central de Pequim (China) e a Accademia Villa Bossi (Itália).
Entre outras atividades Bruno Procopio é o fundador do selo discográfico Paraty, vocacionado a conferir uma nova dinâmica ao disco clássico e distribuído a escala global pela PIAS-Harmonia Mundi, o selo foi recentemente elogiado pelo jornal Le Monde e em 2010 recebeu a Victoire de la Musique Classique, como melhor disco do ano. Bruno Procopio é também co-proprietário do Classiquenews portal de internet dedicado a música clássica, uns dos mais acessados de toda a França. Bruno Procopio também atuou como regente e diretor de projetos para o Centro de Música Barroca de Versailles junto as mais emblemáticas orquestras e instituições da América do Sul.
Bruno Procopio é o diretor artístico do festival Ventoux (Vaucluse, França) e criou recentemente a Jovem Orchestra Rameau em parceria com inúmeros conservatórios e instituições internacionais.