Ana Quintans é licenciada em Escultura e estudou Canto na EMCN em Lisboa e no Flanders Operastudio em Ghent (bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian).
Iniciou-se profissionalmente em 2005 com uma ópera de Claudio Monteverdi e dedica ainda hoje a maioria do seu trabalho à música dos séc. XVII e XVIII. Nesse âmbito colabora com as mais conceituadas orquestras da especialidade, com maestros como William Christie; Marc Minkowski; Michel Corboz; Raphael Pichon; Alan Curtis; Vincent Dumestre; Marcello de Lisa; Antonio Florio; Paul McCreesh; Christian Curnyn; Marcos Magalhães; Laurence Cummings; Leonardo Garcìa Alarcón; Enrico Onofri e Ivor Bolton.
Em ópera destacam-se os papéis de Jonathas em David et Jonathas de Charpentier;
Folie em Le Carnaval et la Folie de Destouches; Hebé, Zima, Amour e Zaire em Les Indes Galantes de Rameau; Argie em Les Paladins de Rameau; Spinalba em La Spinalba e Ippolito em L'Ippolito de F.A.Almeida; Amore e Aurore em L'Egisto de Cavalli; Elisa em Hipermestra de Cavalli; Poppea e Drusilla em L'incoronazione di Poppea de Monteverdi; Ismene em Antigono de Mazzoni; Atalanta em Serse, Ginevra e Dalinda em Ariodante, Clizia em Teseo e Galatea em Acis and Galatea de Handel; Zenobia em Zenobia de Albinoni; Arbante em Catone in Utica de Vivaldi; Alceste em Alceste de Gluck; Amore em Orfeo ed Euridice e Elena em Paride ed Elena de Gluck; Sidonie e Melisse em Armide de Gluck; Ilia em Idomeneo, Pamina em Die Zauberflote e Despina em Così fan tutte de Mozart.
O Apresenta-se na Opéra Comique de Paris, Cité de la Musique, Théâtre des Champs Elysées; Salle Pleyel Paris; Festival d’Aix en Provence; Glyndebourne Festival; Festival d’Ambronay; DNO Amsterdão; Concertgebouw Amsterdão; Opéra de Lyon; Opéra de Rouen; TNSC Lisboa; Alten Oper Frankfurt; Teatro Real de Madrid; Scottish Opera; Victoria Hall Genebra; Bozar Bruxelas; Fundação Calouste Gulbenkian; Centro Cultural de Belém; Casa da Música Porto; Carnegie Hall NY; BAM NY; La Folle Journée Japão; Helsinki Music Centre; Festival Misteria Paschalia Cracóvia; Maggio Musicale Fiorentino; Budapest Palace of Arts; Wien Festwochen; Opéra Royal Versailles; Edinburgh International Festival; Mozarteum Salzburg e Salzburg Festival.
Gravou vários cd's para editoras como a Naxos; Virgin; Mirare; Alpha; Numérica e para a Deutsche Harmonia Mundi gravou com Concerto de' Cavalieri arias de ópera de Albinoni dirigida por Marcello di Lisa.
Em suporte DVD surge em diversas produções de ópera barroca como Dido and Aeneas de Purcell na Opera Comique Paris (Christie/Warner); em L'incoronazione di Poppea de Monteverdi no Teatro Real Madrid (Christie/Pizzi); L'incoronazione di Poppea de Monteverdi em Salzburg Festival (Christie/Lauwers); Hippolyte et Aricie de Rameau em Glyndebourne (Christie/Kent); Les Indes Galantes de Rameau na Bayerische Staatsoper e Dido and Aeneas de Purcell na Opera de Rouen (Dumestre/Roussat&Lubek).
Destacam-se na temporada 2021/2022 a interpretação do papel titular em “Zenobia” de Tomaso Albinoni no Theater an der Wien; Ginevra em “Ariodante” de Handel no Teatro Nacional de São Carlos; Sangaride em “Atys” de Lully na Ópera de Genebra; “Paixão Segundo São Mateus” de J.S.Bach na Ópera de Dijon e “Missa em Si menor” de J.S.Bach na Fundação Calouste Gulbenkian.